Gravidez e Yoga

A gravidez é um momento único. Único em emoções, mudanças e forma de encarar a vida.
O resultado positivo é sempre um misto de felicidade e apreensão, depois essa "notícia" se transforma em preparativos.
Qual a cor será usada no quarto, qual a cor de roupa comprar, qual o modelo e melhor lugar para localizar o berço dentro do quarto? São alguns dos questionamentos de um gravidez desejada ou planejada.
Em outros casos, quando a gravidez é na verdade um susto, as questões são outras: Ter ou não a criança? Como fazer para sustentaá-la? A quem pedir ajuda? Como se adaptar a esta nova situação? Qual serviço de saúde procurar? Será que está tudo bem com o bebê? Será que o parto ocorrerá bem? Enfim, são muitas as perguntas que vêm à cabeça!
A gravidez é uma mudança permanente em sua vida e, mesmo em uma gravidez que foi planejada durante anos, é difícil uma futura mamãe não se preocupar em como será o seu desempenho, se ela vai conseguir fazer o seu filho feliz e ser uma mãe sábia. E também tem as preocupações com o seu casamento (ou com o seu não-casamento). É complicado, mil e uma coisas vêm à mente, isso para não mencionar já o seu estado físico: o seu corpo mudando - ficando cada vez mais redondo.
Nesse momento, é melhor seguir a música: "Tudo é uma questão de manter a mente esperta, a espinha ereta e o coração tranquilo".
Durante os nove meses da gestação seu corpo terá que se acomodar a grandes mudanças fisiológicas. No início da gravidez você terá que se adaptar às transformações hormonais, físicas e psicológicas, que são normais nessa época, e pode precisar conviver com cansaço ou náuseas incômodas. Mais tarde, na metade da gravidez, vai se sentir provavelmente mais confiante e desfrutar de uma sensação de vitalidade, saúde e bem-estar.
O Yoga é um sistema de exercícios atualmente praticado em todo o mundo. É uma maneira de relaxar o corpo e também aquietar a mente e de encontrar seu equilíbrio interior. O mais importante é que a Yoga, quando corretamente praticada, educa seu corpo a viver em harmonia com a força da gravidade. Sem usar força ou sobrecarga de nenhum tipo, você pode aprender, com a ajuda da respiração, a retirar a tensão e a rigidez desnecessárias das articulações e músculos. Gradualmente, à medida que sua postura melhora, você vai se sentir mais assentada e conectada com a terra, e o corpo e a mente encontrarão equilíbrio, unidade e estabilidade. Como uma árvore que possui raízes bem fundas na terra, um tronco estável e ramos que estão livres para balançar ao vento, seu corpo se tornará mais bem enraizado na base, onde contacta a terra, permitindo leveza e liberdade no parto e um crescente senso de calma e segurança interiores.
Sabemos como a fisiologia normal do processo de parto pode ocorrer em melhores condições quando a posição do corpo está em harmonia com a gravidade. Cada vez que praticar os exercícios de Yoga você estará aumentando seu senso corporal instintivo, que continuará a ser seu guia durante o trabalho de parto, tornando-a segura e confiante em seu potencial e capacidades ainteriores.

Om Shanti - Que todos os seres tenham paz.

Comentários

Postagens mais visitadas