Curso de Yoga Kuruntha (cordas fixas) com Osnir Cugenotta


Curso de Yoga Kuruntha (cordas fixas) com Osnir Cugenotta

Ministrante: Osnir Cugenotta

O yoga kuruntha é uma prática que utiliza a ajuda de cordas fixas na parede para a execução dos asanas. Esta prática é mais conhecida e principalmente desenvolvida no sul da Índia. Kuruntha literalmente quer dizer marionete, este nome se dá justamente pelo uso das cordas. Além das cordas o Yoga Kuruntha utiliza também argolas e o apoio da parede como instrumentos na construção da postura.

Hoje em dia o nome que mais se destaca pela utilização das cordas é com certeza B.K.S. Iyengar, porém esta técnica é muito antiga e pertence à tradição tântrica da Índia, tradição esta que veio proporcionar a democratização do yoga, possibilitando a prática para pessoas de todas as idades, tanto para as saudáveis como para aquelas com algum tipo de limitação física.

A prática com cordas é muito eficiente para proporcionar o aumento da consciência corporal, o aumento do alongamento e da flexibilidade, gera ainda facilidade no aprendizado dos asanas, desbloqueio das articulações permitindo que a energia que flui pelos chakras secundários (que se encontram nas articulações) proporcione um maior equilíbrio energético dos chakras principais. Quando toda energia interna flui livremente o corpo desfruta plenamente da saúde física, emocional e mental.

Conteúdo programático:

1. Urdhva Mukha Shvanasana
2. Paschimottanasana
3. Utthita hasta Padangusthasana
4. Utthita hasta Padangusthasana (variação)
5. Adho Mukha Shvanasana
6. Adho Mukha Virasana
7. Trikonásana
8. Ardha Chandrasana
9. Virabhadrasana I
10. Vasishthasana
11. Dwi Pada Viparita Dandasana (preparação)
12. Dwi Pada Viparita Dandasana
13. Paryankasana
14. Urdhva Dhanurasana
15. Dhanurasana
16. Urdhva Ustrasana
17. Urdhva Mukha Paschimottanasana
18. Shirshasana
19. Viparita Karani Ásana
Realização: 31 de Julho de 2010 (sábado)

Horário: 14h às 18h

Vagas: 27 Lugares

Local: Núcleo de Yoga Shivalaya Unidade Brooklin
Rua Eliseu de Oliveira, 46 - Brooklin - SP (alt. 900 da Av. Luis Carlos Berrini) - Telefones: (11) 5505.9319 / (11) 5507.2391

Comentários

Postagens mais visitadas